segunda-feira, agosto 08, 2016

Tem Pokémon Go falso circulando na praça, alerta G Data

PlanetaCelular tecnologia e mobilidade

Tem Pokémon Go falso circulando na praça, alerta G Data

Quem ainda não baixou o novo game deve tomar cuidado: os criminosos cibernéticos colocaram em circulação um app malicioso que capta todo tipo de informação pessoal

A GData, fornecedor de soluções antivírus, representada no Brasil pela FirstSecurity, alerta quem ainda não baixou o Pokémon Go deve tomar muito cuidado para não baixar um app malicioso criado pelos criminosos cibernéticos para roubar todo tipo de informação pessoal dos participantes da nova brincadeira.

O Pokémon Go é um jogo para smartphones que promove a caça na realidade virtual de pokemons pela Internet usando GPS e que em pouco tempo se tornou um fenómeno viral mundial, mesmo que ainda não esteja disponível em todos os países.


Os cyber criminosos estão usando um aplicativo oferecido fora do Google Play Store, que contém um código malicioso chamado "AndroRAT", para infectar dispositivos móveis para coletar informações pessoais, que depois podem ser vendidas para outros criminosos ou usadas em possíveis extorsões, entre outras ações ilícitas. Aparentemente os criminosos usaram o Pokémon Go original e o “recriaram” com o malware usando ferramenta chamada DroidJack.

Para evitar se tornar vítima deste ataque cibernético, os especialistas da G Data dão cinco recomendações de segurança básica para Android:

- Somente baixar apps para Android da loja oficial Google Play Store;
- Verificar as permissões solicitadas durante a instalação. Aplicativos fraudulentos sempre irão tentar obter o privilégio máximo de acesso ao aparelho. Aqueles apps que envolvem custos adicionais ou pedem autorização de gravação de áudio devem ser considerados suspeitos;
- Mantenha os dispositivos, o sistema operacional e os aplicativos instalados, totalmente atualizado;
- Instalar uma solução de segurança antivírus no dispositivo móvel e a mantenha sempre atualizada;
- Preserve a sua privacidade. O Pokémon Go precisa ativar a função GPS (localização) para funcionar, assim os dados coletados neste processo estarão disponíveis para os desenvolvedores do aplicativo, bem como as imagens geradas durante o uso de jogo.




Mais informações sobre as soluções de segurança G Data no Brasil: http://www.firstsecurity.com.br
______________________________________



Planeta Celular telefonia celular, tecnologia e mobilidade.

Share/Bookmark

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Printable Coupons