Avisos e Dicas de Segurança da OI
Falsas promoções
Como é o golpe?
O criminoso se faz passar por um Atendente Oi, oferecendo algum tipo de benefício, prêmio ou promoção. Avisa que, para aproveitá-la, é necessário comprar cartões de recarga Oi ou 31 e fornecer as senhas para o falso atendente. Este golpe também pode ser aplicado via mensagem de texto (SMS). Em alguns casos, este falso atendente entra em contato com o cliente através de ligações a cobrar.
Como identificar?
A Oi não pede, em hipótese alguma, as senhas dos cartões de recarga de seus clientes. A Oi não realiza ligações a cobrar para seus clientes.
Como se prevenir?
Oriente todos os moradores de sua casa a não fornecerem dados pessoais, informações sobre a linha telefônica ou código de segurança por telefone. Em caso de dúvidas sobre a autenticidade da ligação, desligue e contate o atendimento Oi ligando 103 31 ou *144.
Falsos seqüestros
Como é o golpe?
O criminoso liga para o cliente Oi com a falsa informação de que um parente da vítima foi seqüestrado ou sofreu algum tipo de acidente grave. Em seguida, pede que o cliente compre cartões pré-pagos como resgate. Em uma variação deste mesmo golpe, o criminoso pode se fazer passar por um bombeiro ou policial, ou pode utilizar informações que, a princípio, o criminoso não poderia ter.
Como identificar?
Tente localizar, através de outro telefone, a suposta vítima do seqüestro ou acidente. Peça a quem está fazendo a ligação em nome da vítima informações específicas como nome completo, identidade, roupa que está usando - qualquer informação que você possa usar para confirmar a história. Se possível peça também um número DIFERENTE para confirmação. Após estas providências, caso desconfie que a situação é um seqüestro de verdade, contate imediatamente a polícia.
Como se prevenir?
Oriente todas as pessoas da casa a não fornecerem dados pessoais por telefone. São estas informações que os golpistas usam para dar mais credibilidade aos golpes. Cuidado ao dar informações para supostas entregas de produtos, serviços ou brindes. Se possível, confirme a entrega com o estabelecimento de origem antes de passar qualquer informação.
Falsos defeitos na linha
Como é o golpe?
O criminoso liga a cobrar para o cliente, identificando-se como um funcionário Oi, citando sua área de trabalho e endereço de localização. Ele diz que foi detectado um falso problema técnico (defeito, clonagem, escuta telefônica ou outra mentira) ou alega que está fazendo um teste de qualidade. Para corrigir o suposto problema ou efetuar o teste, o golpista solicita que o cliente digite alguns códigos de segurança. Na verdade. Ao digitar, o cliente está programando um serviço inteligente (Siga-me, conferência, transferência e etc...).
Como identificar?
A Oi não liga a cobrar para seus clientes e não executa procedimentos de reparos com a digitação de códigos no aparelho telefônico.
Como se prevenir?
Oriente todos os moradores de sua casa a não fornecerem dados pessoais, informações sobre a linha telefônica ou códigos de segurança por telefone. Em caso de dúvidas sobre a autenticidade da ligação, desligue e contate o atendimento Oi ligando 103 31 ou *144.
Mensagens de texto informando chamadas promocionais pelo 31
Como é o golpe?
O cliente recebe em seu Oi uma mensagem de texto (SMS) informando que a empresa está fazendo uma promoção do 31 e que, para fazer ligações dentro da promoção, o cliente deve retirar o aparelho do gancho e digitar um código que vem na mensagem de texto. O procedimento informado, na verdade, habilita algum serviço inteligente (siga-me, conferência ou transferência, por exemplo).
Como identificar?
A Oi não solicita aos seus clientes que digitem códigos, não utiliza celulares de outras operadoras para originar mensagens de texto de campanhas promocionais e não envia mensagens promocionais para celulares de outras operadoras. Fique sempre atento ao número do celular de onde partiu a mensagem recebida. Ao receber uma mensagem suspeita, o melhor é apagá-la e desconsiderar a solicitação
Como se prevenir?
As promoções da Oi são divulgadas em seus sites (www.oi.com.br), em revistas, jornais, TV ou rádio. Em caso de dúvida, ligue para 103 31 ou *144 e confirme a validade da promoção antes de tomar qualquer providência.
Falsos e-mails
Como é o golpe?
A vítima recebe um email sobre assuntos relacionados à empresa (cobrança, comunicados, promoções), enviados em nome da Oi. Ao clicar em algum link ou ao abrir algum arquivo anexado, é instalado em seu computador um tipo de vírus conhecido por "Trojan". Estas pragas eletrônicas são capazes de capturar senhas e números de cartões de crédito, além de permitirem alterar o número de destino de seu provedor de Internet (programando o discador para se conectar através de algum provedor no exterior).
Como identificar?
A Oi não envia arquivos executáveis ou com extensões pouco comuns por email. A Oi não envia mensagens não solicitadas para seus clientes, parceiros e fornecedores.
Como se prevenir?
Ao receber um email de origem suspeita, apague-o imediatamente. Se possível, cadastre o endereço do emissor em seu programa anti-spam. Em hipótese alguma clique em algum link ou abra seus anexos. Caso acidentalmente clique em algum link ou abra algum arquivo anexo, desligue fisicamente o computador e procure um serviço técnico.
Para proteger suas informações basta um pouco de atenção e cautela. Recomendamos que você assuma que a mensagem é falsa sempre que ela não vier por meio de um canal oficial, que você já utiliza.
Aprenda a identificar as imagens falsas
• Desconfie de mensagens que solicitam qualquer tipo de informação pessoal ou bancária;
• Não abra ou execute arquivos anexados.
• Não clique em links de mensagens suspeitas.
• Não acredite em prêmios e produtos grátis;
• Não faça download de arquivos e programas;
• Desconfie de mensagens que pedem confirmação de recebimento;
• Atenção para erros gramaticais e qualidade das imagens.
Exemplos de mensagens falsas que citam o Grupo Telemar
• Mensagens de cobrança de qualquer tipo;
• Mensagem informando o fim do pulso único nas ligações locais;
• Divulgação de serviço alternativo grátis de consulta à lista;
• Mensagem informando tarifação de ligações não completadas.
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domingo, março 04, 2007
Avisos e Dicas de Segurança da OI
5:59 PM
paulofaraujo
Avisos e Dicas de Segurança da OI
2007-03-04T17:59:00-03:00
paulofaraujo
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Avisos e Dicas de Segurança da OI
2007-03-04T17:59:00-03:00
paulofaraujo
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