segunda-feira, março 05, 2007

Glossário Telecomunicações

PlanetaCelular tecnologia e mobilidade


ADSL
Asymmetric Digital Subscriber Line, que é uma linha digital desenvolvida para permitir a comunicação de dados com maior velocidade que as linhas convencionais, tendo como característica principal uma velocidade de recebimento de dados significativamente maior que a velocidade de envio de dados por acesso discado.

AICE
Acesso individual classe especial, nova modalidade de serviço pré-pago que deverá ser ofertado como plano básico de serviço, para uso exclusivamente doméstico.

ARPU
Average Revenue per User, que é a receita média por usuário por mês. O ARPU é calculado dividindo-se a receita líquida pelo número médio de assinantes. Na telefonia celular a receita com venda de aparelhos é excluída.

Autorização ou Autorizações
Autorização para a prestação de serviços de telecomunicações, no regime privado outorgada pela ANATEL à Companhia, nos termos da Lei Geral de Telecomunicações - LGT.

Churn Rate Percentual de assinantes que se desligam ou são desligados da rede por desistência do serviço ou falta de pagamento.

Concessão ou Concessões Concessão para Prestação de Serviço Telefônico Fixo Comutado, no regime público outorgada pela ANATEL à Companhia, nos termos da Lei Geral de Telecomunicações - LGT.

Contact Center Serviço prestado pela subsidiária da CTBC - ACS.

Contrato de Concessão Contrato ou o conjunto de contratos, conforme o caso, firmados no dia 22 de dezembro de 2005 entre, de um lado, a Companhia e, de outro lado, a ANATEL, e que regula a prestação do Serviço Telefônico Fixo Comutado na Região da Companhia.

Data Center Centro de dados, com estrutura para armazenar informações de uma empresa.

FUNTEL
Fundo para Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações.

FUST
Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações.

Internet Conjunto de redes interconectadas abrangendo o mundo inteiro, inclusive universidades, corporações, governos e redes de pesquisa de todo o globo. Todas essas redes usam o Protocolo de Comunicações IP (Internet Protocol).

IST
Índice Setorial de Telecomunicações, que reflete as variações de outros índices e, também, as despesas das prestadoras, bem como um fator de transferência (“X”) que atua como redutor para o reajuste, compartilhando os ganhos de produtividade entre os prestadores e os usuários.

LGT
Lei Geral das Telecomunicações, Lei n° 9.742, de 16 de julho de 1997.

Plano Geral de Metas de Qualidade Plano Geral de Metas de Qualidade para o Serviço Telefônico Fixo Comutado aprovado pela Resolução da ANATEL nº 417, de 26 de outubro de 2005.
Plano Geral de Metas de Universalização Plano elaborado pela ANATEL com o objetivo não somente de acelerar a oferta do serviço telefônico fixo comutado aos consumidores economicamente rentáveis, mas principalmente, torná-lo disponível às áreas rurais ou de urbanização precária, às regiões remotas, a instituições de caráter público ou social e deficientes físicos, por meio de metas aplicáveis somente às concessionárias do serviço.

Plano Geral de Outorgas ou PGO Plano geral aprovado pelo Decreto n° 2.534, de 2 de abril de 1998, que divide o território brasileiro em regiões e áreas para efeito da prestação de Serviço Telefônico Fixo Comutado no Brasil.
POP Local na espinha dorsal de rede, onde uma rede permite acesso a sub-redes e a provedores de serviços. Uma rede madura cobre sua região de atuação através de pontos-de-presença nas principais cidades/distritos dessa região: interligados por um conjunto de linhas dedicadas, compondo um backbone
Privatização Processo de venda, através de leilão, pelo qual o Governo Federal alienou o controle acionário das companhias anteriormente subsidiárias da Telebrás ao setor privado.
Região I Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá, Amazonas e Roraima.

Região II Estados de Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.

Região III Estado de São Paulo.

Região IV Todo o território nacional.

Região da CTBC, Região da Companhia ou Região Região em que a Companhia fornece os serviços de telecomunicações por meio de Concessão e/ou Autorização outorgadas pela ANATEL.

Regime Público Regime legal a que se submete a prestação do serviço público de telefonia fixa outorgada mediante concessão ou permissão.

Regime Privado Regime legal a que se submete a prestação dos serviços privados de telecomunicações, outorgada mediante autorização.

Regulamento Geral de Interconexão Regulamento Geral de Interconexão aprovado pela Resolução ANATEL nº 410, de 13 de julho de 2005.
Regulamento dos Serviços de Telecomunicações Regulamento dos Serviços de Telecomunicações aprovado pela Resolução ANATEL n° 73, de 25 de novembro de 1998, e alterações posteriores.

Serviço Telefônico Fixo Comutado ou STFC Serviço que, por meio de transmissão de voz e de outros sinais, destina-se à comunicação entre pontos fixos determinados, utilizando processos de telefonia. São modalidades do serviço telefônico fixo comutado destinado ao uso público em geral o serviço local, o serviço de longa distância nacional e o serviço de longa distância internacional, nos termos definidos no Plano Geral de Outorgas.

Sistema Telebrás Conjunto de empresas de telefonia fixa e celular anteriormente subsidiárias da Telebrás e que foram alienadas na Privatização, além do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, que prestavam todos os serviços de telecomunicações atualmente prestados pelas companhias resultantes da Privatização.

SCM
Serviço de Comunicação Multimídia – serviço fixo de telecomunicações de interesse coletivo, prestado em âmbito nacional e internacional, no regime privado, que possibilita a oferta de capacidade de transmissão, emissão e recepção de informações multimídia, utilizando quaisquer meios, a assinantes dentro de uma mesma área de prestação de serviço.

SMC Serviço Móvel Celular.

SRTT
Serviço de Rede de Transporte de Telecomunicações

SMP Serviço Móvel Pessoal.

Tarifa ou Preço de Assinatura Valor devido pelo assinante em contrapartida da manutenção da disponibilidade do acesso telefônico de forma individualizada para fruição contínua do serviço telefônico fixo comutado.

TV a Cabo

É o serviço de telecomunicações que consiste na distribuição de sinais de vídeo e ou áudio a assinantes, mediante transporte por meios físicos.

VoIP

Tecnologia para transmissão de sinais de voz de um ponto a outro por meio da (i) conversão desses sinais em dados, (ii) transmissão dos dados por meio de redes de dados (de internet ou não) utilizando-se o protocolo de internet, e (iii) reconversão dos dados em sinais de voz quando de seu recebimento pelo destinatário.

WiMAX Tecnologia de acesso sem fio de maior cobertura que a tecnologia Wi-Fi



+ informações
PLANETA CELULAR = http://www.planetacelular.com.br

+ Blogs visite
http://cineplaneta.blogspot.com
http://klikdigital.blogspot.com
http://gamesmaisbr.blogspot.com


Share/Bookmark

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Printable Coupons