Facebook estaria trabalhando em smartphone próprio com a HTC
O Facebook volta novamente a provocar polêmicas, e ser assunto de diversas rodas. A polêmica agora gira em torno de rumores de que a famosa rede social estaria trabalhando em parceria com a fabricante taiwanesa HTC em prol de um projeto exclusivo de um telefone celular próprio com lançamento previsto para o próximo ano ou início de 2013.
É verdade que, em fevereiro, durante o Mobile World Congress, a HTC lançou dois smartphones, agora já disponíveis no mercado, com recursos de integração à rede social — botões dedicados inteiramente ao Facebook — chamados de Salsa e ChaCha. Mas até agora, nenhuma fabricante lançou, de fato, um aparelho com a marca “Facebook”.
Já o site All Things D, especializado em tecnologias do Wall Street Journal, parece confirmar estes rumores. De acordo com uma matéria publicada no site, o projeto é liderado pelo CTO do Facebook, Bret Taylor, mas nem o executivo ou a fabricante HTC quiseram comentar o fato.
O smartphone, chamado de "Buffy", supostamente uma homenagem à caça-vampiros de uma famosa série de TV nos Estados Unidos, irá rodar uma versão modificada do Android, do Google, apoiado em HTML, em que o Facebook vem trabalhando para integrar, de forma mais profunda, os serviços da rede.
Segundo o All Things D, que cita várias outras fontes ligadas ao projeto, o mesmo chegou a ser proposto também à Samsung, mas o desenvolvimento do projeto acabou ficando com a HTC.
Nesta mesma matéria na All Things D, um porta-voz da rede social, mesmo não confirmando a existência de fato do aparelho, afirmou que a empresa acredita que todos os aparelhos móveis são melhores se forem inteiramente integrados socialmente, e que a empresa está trabalhando em toda a indústria móvel, com operadoras, fabricantes de hardware, provedores de OS, sistemas operativos e programadores e desenvolvedores de aplicativos para integrar, cada vez mais, pessoas à experiências sociais ao redor do mundo.
De acordo com o All Things D, o Facebook tem mais de 350 milhões de usuários em aparelhos móveis ativos, e mantém relacionamento com 475 operadoras de telefonia em todo o mundo, porém, desempenha apenas um papel de apoio aos smartphones, pois com o Google e a Apple executando os dois principais sistemas operacionais para smartphones, o Facebook fica atrás no mercado móvel.
Visite o Mania de Celular para tirar dúvidas sobre telefones celulares - http://www.maniadecelular.com.br
Matéria feita com autorização do site Mania de Celular
Tweet