quarta-feira, outubro 17, 2012

Pesquisa analisa o mercado de mobile e de m-commerce no Brasil

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Image via CrunchBase


Pesquisa analisa o mercado de mobile e dem-commerce no Brasil





Realizada pela Hi-Midia em parceria com a M.Sense, pesquisa sobre mobile e m-commerce no país aponta que noventa e três por cento dos entrevistados que possuem dispositivos móveis usam os aparelhos para buscar informações sobre produtos e serviços

Para entender melhor os hábitos do consumidor móvel online, a Hi-Mídia, empresa de mídia online especializada em segmentação e performance, e a M.Sense, especialista em estudos sobre o mercado digital, realizaram uma série de pesquisas sobre o mercado mobile no Brasil. Foram ouvidas 1.796 pessoas das cinco regiões do país, entre maio e junho de 2012. Dos entrevistados, 45% possuem smartphones e 16% possuem tablets. Do total, 72% são homens, divididos em classe A (28%), classe B (60%) e classe C (28%). A maioria mora na região Sudeste (60%) e tem entre 30 e 39 anos (34%).
M-Commerce
O m-commerce, o comércio eletrônico móvel, nunca esteve tão em alta no Brasil. As vendas online feitas por meio de aparelhos móveis devem apresentar um crescimento expressivo no país nos próximos meses – a estimativa é que esse segmento movimente cerca de R$ 2 bilhões de reais em 2013, contra os R$ 132 milhões alcançados no primeiro semestre de 2012, segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.
A pesquisa aponta que um em cada três usuários de smartphone ou tablet já realizou compras usando seus dispositivos móveis, número bastante significativo se levarmos em conta que se trata de um mercado bastante jovem. Já 93% dos entrevistados disseram buscar informações e indicações sobre produtos e serviços via dispositivos móveis. Além disso, 87% dos entrevistados já desistiram de uma compra dentro de uma loja física por causa de uma informação buscada via dispositivo.
Julien Turri, CEO da Hi-Mídia, afirma que a fonte de informação ainda não é necessariamente o canal de vendas. “Os smartphones e tablets são hoje ferramentas poderosas de consulta e embasamento para tomada de decisão de compra, mas ainda não são necessariamente o canal de compra. O m-commerce está em franca expansão, mas acreditamos que será algo complementar ao e-commerce e não que o substituirá”, diz. A pesquisa revelou que apesar de buscarem informações via tablets e smartphones, 73% dos entrevistados ainda preferem finalizar a compra no computador e 13% na loja física.
O estudo mostrou ainda que a segurança é um ponto importante na finalização de compras via dispositivos móveis. A maioria dos entrevistados revelou ter receio ao digitar o número do cartão de crédito em smartphones e tablets. O tamanho da tela também foi apontado como uma barreira para compras móveis. A melhoria na percepção dos serviços de internet móvel e novas tecnologias podem estimular ainda mais esta modalidade de compra.
Para Bruno Maletta, sócio da M.Sense e responsável pela pesquisa, a experiência de compra é diferente dos demais canais e deve ser explorada pelas empresas. “Quando bem utilizado, o m-commerce pode oferecer uma experiência de compra bastante sofisticada, via games ou aplicativos, tornando o processo mais divertido e atrativo”, diz. O uso da geolocalização para busca de pontos de venda (64%), recursos fotográficos (56%), comparadores de preço (39%) e leitores de código de barra (21%) já fazem parte do hábito de compra de grande parte dos usuários de internet móvel. 
Aplicativos
Outro ponto importante da pesquisa foi a quantidade de aparelhos com aplicativos para ler QR Code: 39%. Este número permite ações de marketing e vendas usando este tipo de tecnologia. Entre os produtos já comprados pelos usuários móveis estão eletrônicos e informática (61%), ingressos (44%), eletrodomésticos (39%), conteúdo (38%) e CDs, DVDs e Blu-Ray (36%). As principais categorias não diferem significativamente das compras pelo e-commerce.
De acordo com a ABI Research, foram baixados nove bilhões de aplicativos em 2010 e 29 bilhões em 2011, um crescimento de 222%. O estudo constatou que, entre os 45% dos entrevistados que possuem smartphones e os 16% que têm tablets, a média de aplicativos instalados nos aparelhos é de 16, sendo que 13 são gratuitos e apenas 3 pagos. Desses 16 aplicativos, 6 foram instalados nos últimos 30 dias, o que comprova o franco crescimento e dinamismo do mercado no país.
Segundo Julien Turri, esses números mostram uma tendência importante que não pode ser ignorada pelos anunciantes. “Os potenciais clientes estão mudando sua forma de consumir conteúdo e a publicidade precisa se adaptar a isso. Hoje já é possível fazer publicidade com foco em aplicativos com formatos atrativos e integrados que impactarão um público específico e interessado no produto do anunciante”, diz.
Planos de dados
Apesar do alto índice de compras online via smartphones e tablets e do crescimento significativo do uso de aplicativos, é baixo o número de usuários com planos pós-pagos com serviço de dados no Brasil – apenas 36% dos usuários de smartphones e 21% dos que possuem tablets.
Apesar de 90% dos usuários estarem conectados, a pesquisa revelou que grande parte dos usuários dribla os custos dos planos pós-pagos com acesso apenas em conexões wi-fi, sendo que a proporção é maior no caso dos tablets (47%) do que nos smartphones (19%). Promoções e tarifas pré-pagas são as outras opções encontradas para 34% dos usuários de smartphones e 19% dos usuários de tablets.
Além disso, para 71% dos usuários não existe distinção entre os serviços das operadoras, o que resulta em um baixo grau de fidelização. Dos entrevistados, 56% não teriam dúvida e 33% provavelmente trocariam de operadora se o concorrente oferecer serviços melhores. A qualidade dos serviços está diretamente relacionada com a velocidade de conexão, preço e atendimento. Se os entrevistados pudessem optar por uma melhoria, 32% escolheriam a internet mais rápida, 29% optariam por preços mais baixos para os planos de dados e 10% gostariam de melhor atendimento ao cliente. 
“Apesar da percepção de falta de distinção nos serviços e desconfiança do consumidor, as operadoras devem ver isso como oportunidade. A melhoria nos serviços hoje e a apresentação e comunicação de um diferencial poderiam atrair os clientes da concorrência.” afirma Julien Turri.
Segundo Bruno Maletta, o crescimento rápido da base de usuários pode dificultar a percepção de melhoria nos serviços. “Apesar dos investimentos, o número de usuários de internet móvel cresce no Brasil, aumentando cada vez mais a demanda pelo serviço. O serviço precisa atender os atuais clientes e estar preparado para os novos consumidores e para as novas tecnologias”.


Fundada em 2005, faz parte da holding digital do Grupo RBS desde maio de 2011. Com 100 funcionários, possui sede no Rio de Janeiro e escritório comercial em São Paulo. Especializada em venda de mídia online, é focada em segmentação e performance. É a maior rede de verticais do Brasil, com 450 sites, e possui mais de 25 mil parceiros de mídia de performance. A ad network atende mais de 300 agências de publicidade no Brasil. Recentemente, criou uma área de inteligência, em parceria com a M.Sense, para desenvolver estudos sobre o mercado digital, seus usuários e sua relação com as marcas.

Sobre a holding digital do Grupo RBS
Com sede em São Paulo, a holding digital do Grupo RBS, criada em setembro de 2011, concentra seus investimentos em três áreas de atuação: mídia digital, e-commerce segmentado e mobile. Já fazem parte da holding as empresas Grupo.Mobi, Hi-Mídia, Guia da Semana, ObaOba, Predicta, Hagah e Wine. Está em fase de aquisição de novos ativos para fortalecer a atuação nos segmentos.

Outubro/2012
In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação
Mais informações:
Daiane Leide
Hebe Veiga




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