sábado, julho 17, 2010

Afinal de contas, o que é o ‘efeito memória’ de uma bateria de celular?

PlanetaCelular tecnologia e mobilidade

Afinal de contas, o que é o ‘efeito memória’ de uma bateria de celular?

Todo mundo que tem um telefone celular já ouviu falar do famigerado "efeito memória".

Capaz de reduzir o tempo de vida útil da bateria, este processo ainda é um enigma para a maioria dos usuários. Os especialistas em telefones celulares advertem que o "efeito memória" só afeta as baterias feitas com composto químico níquel-cádmio, comum nos modelos analógicos.
As baterias da nova geração, desenvolvidas com níquel-metal-hidreto ou lítio-íon, estão livres do problema.
Mas o que é o "efeito memória"? Gusto Bottino, superintendente de Marketing da Samsung, explica que, nas baterias de níquel-cádmio, as cargas não se misturam. Isso significa que, se a bateria não estiver completamente zerada, o carregador vai entender que a carga máxima da bateria é a quantidade total menos o que já havia de resíduo. Aldo Moino, gerente de Marketing da Ericsson, faz uma analogia com um tanque de gasolina.

- Imagine um tanque com capacidade total de 60 litros. Compare este tanque a uma bateria.
Digamos que o usuário resolva abastecer quando o tanque ainda tem 20 litros. Então, a bomba do posto só vai injetar 40 litros. Transportando esta situação para as baterias que sofrem com o efeito memória, o carregador entende que a carga total dela são os 40 litros e não os 60 que cabem no tanque - detalha Moino.

Hilton Mendes, diretor de Produto de Comunicação Pessoal da Motorola, diz que o "efeito memória" acontece quando o carregador fica viciado num determinado patamar e, mesmo que a bateria esteja zerada, ele não consegue enviar uma carga completa.

Para a felicidade geral da nação de usuários de celulares, vale lembrar que as baterias dos modelos digitais já vêm com carregadores inteligentes, isto é, eles não têm "efeito memória".

definição WIKIPÉDIA

Efeito memória, também conhecido como vício de bateria, ocorre em algumas baterias mais antigas como a bateria de níquel cádmio, que deve ser recarregada até sua carga máxima e usada até sua carga minima para não diminuir sua vida útil.

Com o uso constante, as baterias de níquel cádmio tendem a registrar como carga total apenas a diferença entre a capacidade máxima de carga e o ponto inicial da bateria, ou seja, a bateria vazia. Assim, se elas fossem recarregadas com 30% de energia útil sobrando, o carregador ia "entender" que nas próximas vezes seria necessário carregar somente 70% do restante, mesmo que estivessem esgotadas completamente. Essa perda da capacidade de recarregar totalmente que é chamada de efeito-memória, pois o carregador "lembra" da carga necessária para a última recarga. Esse efeito não existe nas baterias de íon lítio que é encontrada na grande maioria dos aparelhos novos.



Saiba mais sobre o efeito memória portais indicados pelo PlanetaCelular

WIKIPÉDIA
CLUBE DO HARDWARE
INFO WESTER
Planetacelular Portal

Share/Bookmark

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Printable Coupons