domingo, julho 18, 2010

Redes sem fio uma brecha na segurança

PlanetaCelular tecnologia e mobilidade

Redes sem fio uma brecha na segurança


Redes sem fio Wlan tornaram-se algo corriqueiro nas residências de muitos brasileiros que tem acesso à internet banda larga em nosso país. A maioria compra seu Access Point (AP) e simplesmente o conecta em sua internet rápida (ou não tão rápida assim,como a minha).



Muitos não precebem, mas ter uma rede sem fio em casa ou no ambiente corporativo pode significar uma brecha de segurança e também de qualidade. Isso porque os dados não estão confinados em um cabo e sim trafegando pelo ar, local onde, em teoria, qualquer pessoa pode ter acesso se os equipamentos da rede sem fio não forem devidamente configurados. Isso é um problema sério! Pois, quem gostaria de ter suas informações roubadas? Eu não! E tenho certeza que você também não! Em casos mais extremos, poder ter a senha dos equipamentos quebrada e vários dados que para o usuário são sigilosas podem ser obtidos. Um exemplo clássico são roubos de senhas e números de cartões de crédito, login e senha de email, etc. Em uma empresa, é comoum que dados sigilosos trafeguem e por isso aspectos como a autenticidade, confidencialidade e integridade são fatores críticos!
Outra coisa, dá pra fazer muita coisa útil com as diversas funcionalidades do AP, como enlaces de longa distância e uma rede sem fio extendida.


autor - Bruno L. Wanderley - Unisat.com.br

Share/Bookmark

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Printable Coupons