quarta-feira, julho 27, 2011

Estácio fecha parceria inédita com a Claro

PlanetaCelular tecnologia e mobilidade

Claro PerúImage via WikipediaEstácio fecha parceria inédita com a Claro

Empresa de telefonia será provedora oficial de internet 3G dos tablets para os alunos da Estácio




A Estácio, uma das maiores instituições de ensino superior da América Latina, fechou parceria com a Claro. A operadora será a responsável por garantir o acesso à internet 3G nos tablets que serão distribuídos gratuitamente para os alunos da universidade em agosto. Serão oferecidas 6 mil unidades dentro do projeto piloto para acesso digital e remoto ao material didático da instituição, contemplando inicialmente os cursos de Direito do Rio de Janeiro e Espírito Santo, e de Gastronomia e Hotelaria do Rio e São Paulo.

Os alunos poderão optar por qualquer um dos planos de internet 3G oferecidos pela Claro, que tem opções de pré e pós-pagos. Aqueles que contratarem planos pós-pagos poderão acessar todo o conteúdo hospedado no ambiente online da Estácio sem consumo da franquia. Além disso, a operadora vai oferecer aos estudantes desconto de 10% na mensalidade dos planos e o dobro da franquia de internet contratada nos planos a partir de 1GB, durante um ano. Já no pré-pago, há outra facilidade: um link para recarga no site da Estácio permitirá a compra de créditos de forma prática e rápida.

Outro benefício será o acesso gratuito a e-mails por meio do serviço iClaro. Nele, é possível criar uma conta de e-mail da Claro com capacidade de 10GB de armazenamento gratuitamente, além de cadastrar outras contas. Dessa forma, não é necessário acessar várias contas de e-mail para ter acesso às novas mensagens.

“Essa parceria com a Estácio é muito importante para a Claro porque marca a entrada da operadora no segmento educacional. Inovação é dos grandes pilares da Claro e essa parceria traduz a forma com que a tecnologia cada vez mais vai contribuir com o acesso às novas ferramentas de ensino. Ela se tornou possível devido ao investimento massivo da Claro em sua rede de fibra ótica, que atualmente é capaz de garantir uma internet 3G de alta velocidade e com ótima cobertura”, afirma a diretora regional da Claro para Rio de Janeiro e Espírito Santo, Gabriela Derenne.

Os tablets terão dois núcleos de processamento, acesso à rede Wi-Fi, modem 3G, plataforma Android, câmera, entrada USB e saída HDMI. O modelo foi customizado pela Semp Toshiba para comportar todo o conteúdo multimídia do modelo de ensino da Estácio. A migração do material em papel para o meio digital permitirá aos estudantes baixar os capítulos de livros adotados no semestre mais de 1.600 obras da biblioteca virtual da Estácio, planos de aula e projeto pedagógico. Será possível ainda revisar o conteúdo aplicado, fazer anotações pessoais, exercícios e trabalhos acadêmicos, participar de disciplinas on line, testar seus conhecimentos no banco de questões, realizar simulados, provas de concursos e Enades anteriores. Todo o material didático, conteúdo multimídia da universidade, assim como o ambiente online do aluno, poderão ser acessados via rede Wi-Fi dentro dos campi, sem consumir os créditos contratados.

“Os benefícios para os alunos são inúmeros. O tablet passa a concentrar todo o sistema de ensino inédito que a Estácio desenvolveu nos últimos anos. É um mundo que se abre para nossos estudantes”, destaca a diretora-executiva de Ensino e Reitora da Estácio, Paula Caleffi.

Com o tablet, será gerada uma economia anual de seis milhões de páginas por ano só com este projeto-piloto e algo em torno de 240 milhões de páginas em cinco anos, quando o tablet estiver disponível para todos os alunos.

Para o diretor-executivo de Marketing, Pedro Graça, outra grande vantagem da introdução do tablet no sistema de ensino da Estácio é proporcionar a inclusão digital, já que os alunos e professores receberão treinamento para aprender a usar o equipamento. “Essa familiaridade com a tecnologia será um ativo muito importante no mercado de trabalho, garantindo um bom nível de empregabilidade aos alunos. Por se tratar de uma novidade não apenas para a Universidade, mas também para os alunos, pensamos em tudo, desde pacotes de dados com preços atrativos, além de manutenção e assistência técnica do equipamento.”

O projeto só foi possível porque há dois anos, a Estácio já havia marcado seu pioneirismo, com a entrega do material didático impresso a seus alunos. Todos os semestres, a instituição envia gratuitamente, por correio, capítulos integrais das obras mais indicadas de acordo com a disciplina e o curso e que deverão ser lidos durante o período letivo. Isso foi possível graças a uma parceria entre a Estácio e a ABDR (Associação Brasileira dos Direitos Reprográficos), que garante o pagamento dos direitos autorais sobre as obras. Além do material didático, alunos da Estácio passaram a acessar vários outros conteúdos, como a biblioteca virtual, com mais de 1.600 obras, o projeto pedagógico do curso e os planos de aulas de todo o semestre.

Sobre o material didático da Estácio

Além de um projeto pedagógico inovador, a oferta de material didático foi um golpe no mercado de cópias ilegais, contribuindo para promover, dentro dos campi universitários, a conscientização sobre a defesa da propriedade intelectual. Com o projeto da Estácio, 120 milhões de cópias ilegais foram evitadas em 2010. A ABDR estima que são 2 bilhões de cópias ilegais geradas ao ano no Brasil.

Sobre a Estácio

Um dos maiores e mais conceituados grupos de ensino superior da América Latina, a Estácio atua há mais de 40 anos no país. A instituição possui cerca de 4 mil funcionários, um corpo docente de 7,5 mil professores e mais de 241 mil alunos matriculados. Formada por 33 instituições de Ensino Superior, entre Universidades, Centros Universitários e Faculdades, está presente em 36 cidades de 17 estados do país e também no Paraguai. Com um total de 71 campi, a instituição oferece diversos cursos presenciais e a distância de Graduação Tradicional, Tecnológica e Licenciatura nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, cursos de Pós-graduação lato sensu, cinco cursos de Mestrado e três cursos de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação), avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (Inep e Capes). A Estácio mantém parceria com a Ecole hôtelière de Lausanne (Hotelaria suíça), a Alain Ducasse Formation (Gastronomia francesa) e a Universidade de Coimbra (Direito em Portugal). Saiba mais em www.estacio.br.

Sobre a Claro

A Claro é uma das líderes em telefonia celular no Brasil, atua nacionalmente e atende a mais de 53 milhões de clientes. A operadora está presente atualmente em mais de 3.560 municípios com as tecnologias GSM e 3G. A Claro é a operadora eleita pelos leitores da Revista INFO como a melhor empresa na categoria Internet 3G. Líder na oferta de conteúdos e serviços inovadores, a Claro possui acordos de roaming em mais de 160 países para serviços de voz e em mais de 140 para tráfego de dados, nos cinco continentes. É controlada pela América Móvil, um dos cinco maiores grupos de telefonia móvel do mundo.

Na área de responsabilidade corporativa, a operadora mantém o Instituto Claro, que tem como objetivo estruturar seu investimento social privado e estimular o uso de novas tecnologias na educação.

Enhanced by Zemanta


Share/Bookmark

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Printable Coupons