sábado, setembro 17, 2011

Claro prepara rede para 4G

PlanetaCelular tecnologia e mobilidade

Claro PerúImage via WikipediaClaro prepara rede para 4G

A operadora investe em infraestrutura e capacita sua rede com IP RAN para suportar a próxima geração com mais qualidade




A operadora, que tem a história de trazer ao mercado o que há de mais moderno e revolucionário, está investindo fortemente em infraestrutura. Até o final do ano, terá 100% da sua rede de acesso em IP, o que trará ainda mais capacidade e qualidade para seus serviços.

“Estamos nos preparando para ter uma rede de acesso totalmente IP, com mais de 8.500 roteadores instalados, utilizando prioritariamente a fibra ótica como meio de transporte, totalizando mais de 89 mil quilômetros de fibra construídos. Isso possibilitará à Claro criar uma plataforma robusta para o lançamento da futura rede 4G”, afirma Márcio Nunes, diretor de Plataformas e Rede da Claro.

Para se ter ideia do alcance da rede IP da Claro, segundo estudos da consultoria Heavy Reading, empresa líder em pesquisas sobre o mercado de telecom, ao final de junho de 2011 apenas 55% do total de sites 3G nos principais mercados tinham a rede IP RAN (IP Radio Access Network). A previsão é que esse percentual chegue a 85% só no final de 2015.

A Claro já possui atualmente 73% de seus sites 3G nessa tecnologia e a meta é chegar a 100% até o fim do ano. “Sabemos que é um projeto ousado, mas uma das características da Claro é essa. Sempre fomos uma empresa que antecipou tendências e por isso queremos uma rede que esteja preparada para tudo e que suporte todos os nossos serviços”, afirma Nunes. Desta forma, a Claro estará, no mínimo, 3 anos à frente do mercado global nesse tipo de tecnologia.

“Investir nessa tecnologia possibilita às operadoras uma redução de até 50% nos custos operacionais em rede e otimização de tráfego, o que traz uma maior eficácia e qualidade para seus serviços. Isso sem falar na possibilidade de criar novos canais de receitas, como a transmissão de vídeo e telefonia sobre IP”, afirma Eduardo Ricotta, vice-presidente da Ericsson para a unidade Brasil.

Segundo o presidente da Cisco do Brasil, Rodrigo Abreu, a nova realidade de demanda explosiva de dados e vídeo móveis requer uma nova abordagem na arquitetura de redes por parte das operadoras. “No Brasil, o tráfego de dados móveis aumentará 39 vezes de 2010 a 2015, principalmente por conta dos tablets e smartphones, uma taxa anual de 108%.Este projeto coloca a Claro na vanguarda das redes móveis, com a maior rede acesso IP do Brasil e uma das maiores do mundo’, destaca o executivo. A Cisco é uma das fornecedoras da solução de última geração para a rede IP RAN da Claro.

Para a Claro, inovação e qualidade são fundamentais e por isso a empresa investe constantemente em ações de melhoria, seja de infraestrutura, serviços ou produtos. Prova disso é o investimento de mais de R$ 3,5 bilhões anunciados pela operadora até o fim de 2012 no país. Considerando todas as empresas do grupo América Móvil – Claro, Embratel e NET – serão R$ 10 bilhões em investimentos na ampliação de rede e na conquista de novos mercados.

Com esta ação, a Claro consolida sua estratégia de negócio, pois além de oferecer produtos e serviços pioneiros passará a oferecer ao mercado uma das primeiras e mais completas redes de acesso rápido do Brasil.

Gerência de Imprensa e RP
Cadu Alves
Gabriella Plantulli
In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação
www.inpresspni.com.br

Enhanced by Zemanta


Share/Bookmark

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Printable Coupons