segunda-feira, setembro 26, 2011

TIM/Intelig testa segurança remota na Lapa

PlanetaCelular tecnologia e mobilidade


TIM/Intelig testa segurança remota na Lapa



Aplicado em cidades da Itália, projeto-piloto Smart Town funciona por meio de um chip acoplado a um poste da rede elétrica para monitorar região por sistema inteligente

Já é possível pensar em uma cidade monitorada por um sistema de segurança inteligente, equipado com alarme contra roubo e antipânico, iluminação cênica e eficiente e vídeo vigilância 24 horas por dia, em que tudo é controlado remotamente, além de oferecer acesso gratuito à internet. Essas facilidades estão sendo testadas na Lapa, centro do Rio de Janeiro, por meio do projeto-piloto da TIM, batizado de Smart Town, para experimentação da Prefeitura do Rio.
Realidade em algumas cidades da Itália, o Smart Town é um conjunto de soluções inteligentes e interligadas, criadas pela Telecom Italia, que funciona por meio de um chip gerenciável acoplado a um poste da rede elétrica. A partir deste elemento, são transmitidas, via rede elétrica, imagens e dados da área monitorada e, dependendo da ocorrência, poderá ser acionado um alarme. No Rio, a degustação é feita pelo Centro de Operações da Prefeitura, de onde os testes são controlados remotamente.
“No Brasil, o Rio é a primeira cidade a testar a solução da Telecom Italia com esse projeto-piloto, que ficará na Lapa esta semana. Há diversos cases de cidades inteligentes, com sistemas interligados de segurança e iluminação das vias públicas e das estações ferroviárias em Veneza, Gênova, Roma, Turim, Nápoles e Milão. Pela rapidez de implementação, a solução pode ser usada, por exemplo, em eventos esportivos que serão realizados nos próximos anos no país”, destaca Leonardo Queiroz, diretor de Top Clients da TIM Brasil.
O sistema de vídeo vigilância consiste na instalação de câmeras (padrão TCP-IP) no poste e na utilização da capilaridade da rede elétrica para transmitir, em tempo real, via IP, imagens e dados da área monitorada. Desse modo, a experiência mostrará a possibilidade de controlar áreas não vigiadas presencialmente, podendo expandir o sistema de segurança da cidade, de forma inteligente, sem necessidade de esforços de infraestrutura.
Com o projeto-piloto, será possível testar o sistema de eficiência energética, que permite medir o consumo de energia, aumentar ou diminuir a intensidade da luz. Um alarme de segurança também poderá ser acionado em caso de avarias na rede elétrica, tais como furto de cabos. “O sistema permite reduzir custos de manutenção e do consumo de energia, que pode chegar a 30%, segundo estimativa baseada na economia gerada em projetos em funcionamento em outras cidades”, acrescenta Queiroz.
O projeto também fortalece iniciativas de inclusão digital, com a instalação de equipamentos Wi-Fi nos pontos de eletricidade para acesso gratuito sem fio à internet em locais de convivência, com alcance de 100 metros quadrados em torno do poste.
O poste inteligente pode ainda ser usado como plataforma de comunicação e publicidade para informação à população e aos turistas que passarem pelo local. Nele, é possível adaptar um painel multimídia, com programação remota da grade de exibição e transmissão de mensagens em letreiros digitais.









TIM/Intelig testa segurança remota na Lapa

Share/Bookmark

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Printable Coupons