sábado, outubro 20, 2012

Infnet excelência no ensino é fundamental para formar profissionais competitivos

PlanetaCelular tecnologia e mobilidade


Excelência no ensino é fundamental para formar profissionais competitivos 





Docentes bem preparados e que buscam a formação continuada contribuem para a educação da força de trabalho do país.


A formação de profissionais competitivos para o mercado de trabalho depende da qualidade do ensino. Mais do que uma boa infraestrutura, os alunos precisam de professores atualizados, inseridos na cultura da formação contínua, e com uma boa didática. “A educação se transformou muito nos últimos anos. Hoje os docentes tem uma missão que vai além da simples comunicação de informação”, observa Andre Kischinevsky, pró-reitor do Instituto Infnet, faculdade de alto nível em tecnologia, comunicação e design.
O papel dos professores na sociedade, em especial os do ensino superior, passou de um disseminador de informações para um gestor de tarefas que estimulem a construção sensata do conhecimento. O docente deve facilitar a elaboração destas informações e fomentar a capacidade de pensamento crítico dos alunos. “O corpo docente tem que atuar de maneira centrada nos estudantes, para que eles sejam capazes de construírem, passo a passo, o seu conhecimento, associando as informações adquiridas com a sua própria bagagem cultural”, explica.
Alcançar a excelência no ensino não é uma meta fácil, porém, com esforço em conjunto dos docentes e da instituição é possível promover uma educação de ótima qualidade e que tenha reflexos na atuação dos profissionais formados. Quem ensina deve questionar os objetivos do seu trabalho para compreendê-los claramente, entender como os aprendizes se organizam na instituição e o que a sociedade, como um todo, espera destes novos profissionais que vão constituir o mercado, produzir produtos e prestar serviços. “Tudo o que for ensinado irá se refletir no cotidiano pessoal e profissional”, acredita.
Andre aponta que no Instituto Infnet os docentes são incentivados a se atualizarem constantemente e recebem avaliações feitas pelos alunos. Os estudantes analisam as aulas ministradas e dão notas que constituem um ranking permanente dos professores. Conforme a avalição recebida e a posição do ranking, os professores recebem prêmios como incentivo a excelência acadêmica. “Nós oferecemos auxílio educação, que inclui bolsas em graduação, pós e cursos de extensão, capacitação, apoio para certificação e contratação CLT. Os profissionais ainda ficam reconhecidos no mercado ao trabalhar no Infnet”, destaca.
O apoio e a presença constante da coordenação pedagógica é um diferencial que contribui para o trabalho dos docentes como um todo. Para preparar seus professores, o Infnet oferece a pós-graduação lato sensu em Melhores Práticas de Docência em Ambientes Tecnológicos. São 440 horas/aulas, destinadas à capacitação de professores no exercício da docência em ambientes tecnológicos. “A pós prepara os profissionais para superar os desafios da educação atual e estimula o desenvolvimento de competências de ensino em ambientes baseados em recursos tecnológicos”, esclarece.
O curso de pós-graduação é dividido em cinco blocos: Ética, Processos e Legislação; (Re)Descobrindo a sala de aula: avaliação e feedback; (Re)Descobrindo a sala de aula: aprendizagem; Aperfeiçoamento técnico; e TCC. “A qualidade dos nossos docentes é percebida pelo mercado de trabalho e se reflete na formação dos nossos alunos. Temos uma visão integral do processo e acreditamos que a boa semente deve ser cultivada no início de tudo, o professor. Assim sempre será possível colher frutos da melhor qualidade”, acrescenta.
Instituto promove projeto voltado para professores iniciantes
O projeto Docência Infnet tem como objetivo oferecer a oportunidade para que profissionais possam iniciar uma nova carreira em docência a partir das formações intensivas e extensivas oferecidas pela instituição. “O profissional pode dar início a uma carreira de longo prazo, com novos aprendizados, crescimento, networking e realização. Nós valorizamos a qualidade na formação, a experiência no mercado de trabalho e as certificações obtidas”, conta Andre.
Quem deseja participar do projeto Docência Infnet pode escolher entre sete diferentes áreas. Governança, infraestrutura, design gráfico, banco de dados, desenvolvimento de sistemas, marketing digital e 3D são os segmentos de cursos oferecidos.


Instituto Infnet
Um instituto de tecnologia fundado em 1994, com a abertura da internet para as empresas brasileiras. Hoje, é referência na formação de profissionais nas áreas da comunicação, design, TI (Tecnologia da Informação) e negócios. A reconhecida excelência do corpo docente e de coordenação do Instituto garante a qualidade diferenciada de suas graduações, pós-graduações e cursos de extensão.




Toda Comunicação


Verônica Pacheco
Jornalista MTB4756-PR
Carla Bastos Dias
Jornalista MTB8624/PR



Planeta Celular telefonia celular, tecnologia e mobilidade.
Enhanced by Zemanta


Share/Bookmark

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Printable Coupons