segunda-feira, dezembro 02, 2013

Acaba de ser publicado o leiaute para qualificação cadastral dos trabalhadores no eSocial

PlanetaCelular tecnologia e mobilidade

English: CPF building shot from front of Capit...
(Photo credit: Wikipedia)
Acaba de ser publicado o leiaute para qualificação cadastral dos trabalhadores no eSocial

Uma das  novidades em relação à versão on-line que já estava disponível  é que agora o nome do trabalhador faz parte das informações que serão verificadas na base de dados do CPF e do CNIS


Acaba de liberado no portal do eSocial  o leiaute que as empresas devem utilizar ao enviarem as informações para qualificação cadastral dos trabalhadores, uma das etapas de preparação para o eSocial  que entra em vigor em 2014.
Ao invés de utilizar a consulta on-line, onde manualmente podem ser informados apenas 10 trabalhadores por vez, os empregadores irão utilizar um aplicativo para realizar a validação do CPF e do NIS em lote de grandes volumes. O objetivo da qualificação cadastral é identificar possíveis divergências entre os cadastros internos das empresas, o Cadastro CPF e o CNIS, a fim de não comprometer o cadastramento inicial ou admissões de trabalhadores no eSocial. Para tanto, deverão ser informados CPF, NIS, nome e data de nascimento do trabalhador. A novidade nesta liberação é que o nome do trabalhador passou a fazer parte das informações que devem ser fornecidas para qualificação e que serão validadas nas bases do CPF e do CNIS.
Após a verificação cadastral nas bases de dados do CPF e do Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS, o aplicativo retornará o resultado sobre a validação de cada campo informado (CPF, NIS, nome e data de nascimento) com os dados constantes das bases CPF e CNIS, informando quais os campos estão com divergências. Caso haja divergência nos dados informados, o aplicativo apresentará as orientações para que se proceda a correção. Se a divergência for relativa ao CPF, para a correção cadastral, o direcionamento será para os conveniados da Receita Federal do Brasil – RFB (Banco do Brasil, CAIXA e Correios) e, caso a divergência seja relativa ao NIS, o interessado será orientando a se dirigir ao responsável pelo cadastro do NIS (INSS, CAIXA ou Banco do Brasil). 
Para atualizar os dados no INSS, por exemplo, o trabalhador deve agendar o seu atendimento em uma  das Agências da Previdência Social, pela Internet, no endereço www2.dataprev.gov.br/prevagenda/OpcaoInicialTela.view ou pelo telefone 135, de segunda a sábado, das 07 às 22 horas, horário de Brasília.
“Este anúncio é um preparativo para o eSocial e a principal novidade em relação a versão on-line que já estava disponível é que agora o nome do trabalhador faz parte das informações que serão verificadas. A qualificação do cadastro dos trabalhadores é um dos pontos críticos que as empresas devem observar dentro de seus projetos para atender ao eSocial. A correção das informações envolve a participação dos trabalhadores”, comenta Marli Vitória Ruaro, coordenadora de projetos da Sispro, fornecedora de sistema de gestão ERP e gestão fiscal.
“O eSocial está exigindo atenção das empresas e profissionais nas últimas semanas e uma das maiores preocupações  é a publicação de seu leiaute final por parte do Governo, o que trará maior segurança para que as empresas façam as adequações necessárias para atender à nova exigência. Trata-se de um projeto audacioso e, por isso, que vem gerando muita polêmica no mercado. As empresas e profissionais devem estar atentos e iniciarem a sua preparação para este projeto o mais rápido possível”, alerta a especialista da Sispro.

O leiaute está disponível no site
http://www.esocial.gov.br/ no menu Qualificação Cadastral.

Mais informações sobre a Sispro:
http://www.sispro.com.br




Planeta Celular telefonia celular, tecnologia e mobilidade.
Enhanced by Zemanta


Share/Bookmark

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Printable Coupons