quarta-feira, março 14, 2007

Tim - Perguntas Frequentes

PlanetaCelular tecnologia e mobilidade

01) Qual é a diferença entre as bandas?
As Bandas A, B, C, D e E são faixas de freqüência em que funcionam em todo Brasil.

A Banda A funciona desde o começo dos anos 90, quando teve inicio o sistema móvel celular (SMC) no Brasil e a Banda B foi licenciada em 98. A TIM opera nessas bandas com a tecnologia TDMA, hoje no sistema móvel pessoal (SMP). É importante saber que celular da Banda A só fala através da torre da Banda A, e que celular da Banda B só fala através da torre da Banda B (dentro da sua área de concessão).

A Banda C foi leiloada mas não houve interessados na compra da área referente ao PR, SC e Pelotas. Mais tarde a TIM Sul comprou uma parte da banda para estas regiões para implantar a tecnologia GSM.

As Banda D e E foram adquiridas por outras empresas de telefonia concorrentes da TIM Sul na tecnologia GSM.

02) Qual é a diferença entre o sistema analógico e o sistema digital?
A diferença entre o sistema analógico e o digital está, basicamente, na forma como a informação é enviada do celular à torre. Nos dois sistemas, a voz é enviada por ondas de rádio, mas os telefones digitais convertem o que está sendo falado em uma série de números ou dígitos (combinação binária). Já no sistema analógico, a voz é enviada no mesmo formato em que as palavras foram faladas. E o que isso significa? No sistema digital a conversação é muito menos suscetível a ruídos e interferências do que no sistema analógico, o que torna praticamente impossível a escuta clandestina. Além disso, a tecnologia digital permite a oferta de serviços avançados, como identificador de chamadas e as mensagens de texto. Isso sem falar na economia de bateria, pois a transmissão do sinal no sistema digital requer menos potência do que no sistema analógico.

03) Qual é a diferença entre as tecnologias TDMA e GSM?
O TDMA (Time Division Multiple Access) quer dizer que você tem múltiplo acesso por divisão de tempo. Essa tecnologia divide cada canal celular em três períodos para aumentar a quantidade de dados a ser transmitida, ou seja, aumenta a capacidade de tráfego. O GSM (Global System for Móbile Communication) é o sistema global de comunicação móvel mais difundido no mundo. Este padrão tecnológico permite segurança total. O sistema só libera o aparelho após reconhecer sua senha, evitando que outra pessoa use o celular. As duas tecnologias disponíveis na TIM Sul podem ser utilizadas no Brasil inteiro.

04) O que acontece quando a tecnologia da operadora visitada é diferente da tecnologia utilizada pela TIM? É possível utilizar o telefone celular?
Sim! Se você utiliza tecnologia TDMA e estiver em roaming em uma área atendida por uma operadora que não utiliza o sistema TDMA, o seu celular vai funcionar normalmente, só que no sistema analógico. Se você utiliza tecnologia GSM, o seu celular funcionará dentro da Rede TIM GSM e outras redes GSM, mas se você estiver em uma área sem cobertura GSM, o seu celular não irá funcionar. Mas não se preocupe: as tecnologias adotadas pela TIM, TDMA e GSM, estão presentes em todos os estados brasileiros. Para utilizar seu celular sempre no modo digital na tecnologia TDMA, basta alterar o reconhecimento de sistema do seu celular para a banda (A ou B) da operadora que utilizar essa tecnologia.
Para saber mais, consulte as informações de Roaming

05) O que devo fazer com as baterias usadas?
Nas baterias, há elementos químicos que podem contaminar o meio ambiente. Por isso, as baterias velhas não devem ser jogadas no lixo comum. Leve suas baterias usadas a qualquer um dos pontos de venda da TIM. Elas serão encaminhadas aos fabricantes, que dispõem de lugares especiais para armazená-las.

06) O que é o Sleep Mode?
O Sleep Mode é um recurso do sistema digital, e não um serviço. Essa função otimiza a duração da bateria, pois o aparelho digital consome menos energia quando está ligado e não em uso.

07) Como proceder em caso de perda, roubo ou extravio do aparelho celular?
Entre imediatamente em contato com a TIM (ligando *144) para solicitar o desligamento do telefone na central. Também é aconselhável, em caso de furto ou roubo, registrar queixa junto ao órgão competente e encaminhar uma cópia do boletim de ocorrência a TIM.

08) É possível ter mais de um número celular no mesmo aparelho?
Sim, desde que seu aparelho seja TDMA e permita a inclusão de mais de um número telefônico. Nos aparelhos GSM, é possível ter apenas um numero celular no TIM Chip.

09) Qual o plano de tarifa perfeito para mim?
A TIM dispõe de vários planos de tarifas para você. Os Planos disponíveis para clientes pós-pagos são: Pacotes TIM Brasil, Conta Fixa, Light 40, Meia Tarifa 10, Nosso Link e TIM Familia. Para clientes pré-pagos (celular sem conta) a TIM oferece o Pronto! Meu Jeito, TIM + 25 e TIM + 5. Confira os planos TIM pós-pago e pré-pagos.


+ informações
PLANETA CELULAR = http://www.planetacelular.com.br

+ Blogs visite
http://cineplaneta.blogspot.com
http://klikdigital.blogspot.com
http://gamesmaisbr.blogspot.com

Share/Bookmark

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Printable Coupons