quarta-feira, março 14, 2007

TIM Serviço Móvel Pessoal

PlanetaCelular tecnologia e mobilidade

Serviço Móvel Pessoal

01) O que é SMP?
O SMP significa Serviço Móvel Pessoal e é um conjunto de normas que regulamenta a telefonia móvel. Ele foi criado pela Anatel em substituição ao SMC - Serviço Móvel Celular – que era prestado pela TIM. O SMP foi aprovado através da Resolução Nº 316, de 27/09/02.

02) O que mudou com o SMP?
A principal alteração trazida pelo SMP foi a escolha de uma prestadora de longa distância para realizar suas ligações interurbanas nacionais e internacionais, igual a telefonia fixa.

03) Essas mudanças são válidas só para os clientes TIM?
Não, estas mudanças se aplicam aos clientes de todas as operadoras que optaram por migrar para o SMP.

04) De que forma o cliente é beneficiado com estas mudanças?
- ampliação da área de ligações locais (VC1) – a sua área para ligações locais vai mais longe, pois todas as chamadas realizadas para telefones com o mesmo código da área mostrado no visor do seu celular serão consideradas locais, já que fazem parte da mesma área de registro. Com isso, algumas ligações consideradas de longa distância no Serviço Móvel Celular (SMC) passam a ser consideradas locais no SMP.
- mais economia, pois o mercado de telefonia está mais competitivo.

05) Qual a minha Área de Registro? Quais as cidades de cada Área de Registro?
Área de registro é a área composta por todas as cidades com o mesmo código de área onde seu celular está habilitado. A sua área de registro é sempre a área composta pelas cidades que têm código de área igual ao seu. Por exemplo, se seu celular é de Curitiba (41), sua área de registro se estende por todas as cidades com o código de área 41. Confira aqui qual é a sua área de registro.

06) Os planos de serviço mudaram?
Não, os planos de serviço pós e pré-pagos da TIM continuam os mesmos, com as mesmas tarifas e funcionalidades. No entanto, os planos deixaram de ter tarifas para ligações interurbanas (VC2 e VC3), que passaram a ser informadas pela prestadora de longa distância escolhida.

07) Com as mudanças, como posso saber se meu plano está adequado?
Se você tem um plano com pacote de minutos incluídos, ele passa a valer apenas para ligações locais (VC1). As chamadas interurbanas regionais (VC2) que eram incluídas no pacote de alguns planos oferecidos pela TIM, passam a ser de responsabilidade da prestadora de longa distância escolhida pelo cliente, assim como as chamadas interurbanas nacionais (VC3) e internacionais.

08) Como ficou o Contrato de Prestação de Serviço?
Seu contrato de prestação de serviço foi adaptado às novas regras e foi enviado juntamente com sua conta telefônica, para conhecimento do conteúdo e das cláusulas em relação ao SMP. É possível consultá-lo na Internet na página do seu plano.

09) Qual a vantagem de usar o TIM 41?
Pensando em trazer maior facilidade e comodidade para você originar suas ligações em todo o Brasil, a TIM também lançou o código 41 para ligações de longa distância (VC2 e VC3). Promocionalmente, usando o 41 nas ligações interurbanas de TIM para TIM, você paga tarifa local. Além disso, usando o 41 suas ligações interurbanas virão sempre junto com sua conta celular.

10) Por que aparece o TIM_41 (ou outro código de área) no visor do meu celular?
É uma sinalização que a TIM programou para que você identifique o seu código de área de registro e assim saiba quando deve realizar uma chamada utilizando código de prestadora de longa distância. Além disso, fica fácil saber quando você está em uma área de registro diferente da sua.

11) Como posso saber quando devo usar uma operadora de longa distância?
Todas as vezes em que você ligar para uma região com código de área diferente daquele que aparece no visor do seu celular, você deverá escolher uma prestadora de longa distância para realizar a chamada. E lembre-se: ao fazer um interurbano, use o 41, o código de longa distância da TIM.

12) Como são cobradas as ligações realizadas e recebidas quando estiver em deslocamento fora da área TIM Sul?

Realizando a chamada:
Exemplo 1: você é um cliente de Curitiba (área de registro 41) e está deslocado em São Paulo (área de registro 11) e faz uma chamada para São Paulo (área de registro 11). Neste caso você paga o valor de chamada local por minuto e adicional de chamada conforme tarifas do plano Básico da operadora celular visitada.
Exemplo 2: você é um cliente de Curitiba (área de registro 41) e está deslocado em São Paulo (área de registro 11) e faz uma chamada para Curitiba (área de registro 41). Neste caso você deve escolher uma prestadora de longa distância e paga o valor de chamada interurbana nacional por minuto conforme tabela informada pela prestadora que você escolheu e mais o valor de adicional de chamada conforme tarifa da operadora celular visitada.

Recebendo a chamada:
Exemplo 1: você é um cliente de Curitiba (área de registro 41) e está deslocado em São Paulo (área de registro 11) e recebe uma chamada. Neste caso você paga o valor para ligações VC2 ou VC3 por minuto conforme tabela informada pela TIM 41, responsável por encaminhar a chamada, e mais o valor de adicional de chamada conforme tarifa da operadora celular visitada.

13) Para enviar torpedo também terei que utilizar código de uma operadora?
Para o envio de Torpedos não há alteração e não é necessário optar por uma prestadora.

14) Como ficam os números programados na minha agenda?
Como você utiliza um código de prestadora nas ligações de longa, e necessário reprogramar sua agenda para facilitar a discagem. Aproveite e cadastre o código da TIM 41 para completar suas chamadas em qualquer lugar do Brasil com todas as vantagens que só a TIM oferece.

15) Quando realizar uma ligação local para um número que está programado na minha agenda com um código de prestadora, esta chamada será tarifada como local ou interurbana?
Neste caso a chamada é tarifada normalmente como ligação local, mesmo que seja feita utilizando um código de prestadora.

16) Como as chamadas realizadas através das prestadoras de longa distância aparecem na minha conta?
Sempre que você realizar suas chamadas interurbanas utilizando o código TIM 41, as chamadas virão na sua conta celular TIM. As chamadas que você realizar utilizando outros códigos de prestadora de longa distância só virão na sua conta celular caso a prestadora tenha firmado acordo com a TIM.

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