sexta-feira, junho 29, 2007

Nokia reestrutura suas unidades de negócios para atender o mercado convergente

PlanetaCelular tecnologia e mobilidade

Nokia reestrutura suas unidades de negócios para atender o mercado convergente

São Paulo, 27 de junho de 2007

A partir de janeiro de 2008, empresa será organizada em três novas unidades de negócios: Devices, Services & Software e Markets

São Paulo, 27 de junho de 2007 - A Nokia, líder mundial em mobilidade, anuncia que terá uma nova estrutura corporativa a partir de 1º de janeiro de 2008. A companhia passará a operar com as unidades de negócios Devices, Services & Software e Markets, que substituem a atual organização composta por Mobile Phones, Multimedia e Enterprise Solutions. As mudanças vão ao encontro das estratégias da empresa e buscam criar uma organização alinhada com as oportunidades para crescimento futuro e aumento da eficiência dos processos de trabalho.

"A convergência dos setores de comunicações móveis e de Internet está abrindo novos caminhos de crescimento para nós, tanto no negócio de dispositivos, quanto em serviços de Internet e soluções empresariais. A crescente demanda entre os clientes por experiências móveis complexas cria uma oportunidade para mudanças. A Nokia levará essas capacidades ao maior número possível de aparelhos e buscará estabelecer uma ampla variação de preços. Isso aumenta o poder dos volumes de dispositivos da Nokia, agora em conjunção com novos serviços e soluções de negócios. Este modelo único posiona a Nokia como única frente a outros fornecedores de soluções pontuais", diz o CEO da Nokia, Olli-Pekka Kallasvuo.

Na nova organização, as unidades de negócio atuais e a estrutura horizontal dos grupos da Nokia no segmento de de aparelhos serão substituídos por três unidades principais: Devices, responsável por criar o melhor portfolio de aparelhos; Services & Software, refletindo o enfoque estratégico da Nokia no aumento de sua oferta de serviços de Internet e de soluções e software; e Markets, responsável pelo gerenciamento das cadeias de fornecimento, dos canais de vendas e das atividades de marketing da companhia.

Além disso, a Nokia inaugurará o Chief Development Office, para otimizar a capacidade estratégica da empresa e seu potencial de crescimento. Esse centro também dará suporte operacional para a integração de todas essas unidades com participação direta de Kallasvuo.

Também a partir de 1º de janeiro de 2008, sob a nova estrutura, a Nokia terá dois segmentos sobre os quais serão emitidos seus relatórios financeiros: Devices & Services e Nokia Siemens Networks. A Nokia divulgará os resultados desses segmentos em seus relatórios trimestrais e anuais.

A unidade Devices será comandada por Kai Öistämö, atual líder do grupo Mobile Phones, enquanto Services & Software será chefiada por Niklas Savander, que atualmente dirige a divisão Technology Platforms. Markets será liderada por Anssi Vanjoki, atual diretor de Multimedia. Mary McDowell, que comanda o grupo de Enterprise Solutions, assumirá o cargo de Diretora de Desenvolvimento.

Robert Andersson, que hoje chefia a divisão Customer and Market Operations, será responsável pelas finanças e estratégias de Devices e de compras estratégicas para toda a Nokia, enquanto Tero Ojanperä, atual diretor de Tecnologia da Nokia, será responsável pelos negócios de entretenimento e serviços comunitários na divisão Services & Software. Timo Ihamuotila, de vendas e portfolio da área de Mobile Phones, assumirá a responsabilidade pelas vendas globais da Nokia na unidade Markets.

Alguns integrantes do Conselho Executivo, Simon Beresford-Wylie, Hallstein Moerk, Rick Simonson e Veli Sundbäck, permanecerão em seus cargos atuais.

A Nokia espera que a nova organização permita maior eficiência no gerenciamento de seu portfolio, acelerando a chegada de seus produtos às prateleiras e aumentando a produtividade de seus esforços de marketing e de elaboração de produtos. A companhia prevê ainda que a unidade dedicada aos serviços de Internet e soluções corporativas reforçará as fundações já existentes na organização e, assim, colocará a empresa na melhor posição possível para oferecer soluções completas aos seus clientes.

Sobre a Nokia
A Nokia é líder mundial em mobilidade, contribuindo para a transformação e o crescimento das indústrias convergentes de comunicação e Internet. A Nokia oferece dispositivos móveis e, por meio deles, proporciona experiências de música, navegação, vídeo, televisão, imagem, jogos e mobilidade corporativa. A Nokia também desenvolve equipamentos, soluções e serviços para redes de comunicação. Para mais informações, acesse www.nokia.com.br


Share/Bookmark

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Printable Coupons