O sistema foi criado por Zach Nelson, jovem engenheiro da Ford, unindo
as tecnologias da plataforma OpenXC da Ford, impressão 3D, conectividade sem
fio e o Xbox 360 da Microsoft, como mostra o vídeo em inglês disponível neste link.
A plataforma OpenXC da Ford, de hardware e software de código aberto,
permite que os desenvolvedores criem aplicativos acessando informações do
carro, como ângulo do volante, posição GPS e velocidade, por uma porta de
diagnóstico. "Eu quis criar algo que expandisse a capacidade do carro e
melhorasse a experiência para o motorista", diz Zach Nelson.
Customização
Há quase 50 anos, a personalização tem sido parte do sucesso do Mustang. Hoje,
além das mudanças tradicionais no motor, suspensão e estilo, a customização
chegou aos softwares do carro.
Zach Nelson formou-se no Instituto de Tecnologia de Massachusetts e entrou na
Ford em 2012, no Centro de Pesquisa e Inovação, onde conheceu o Open XC. Com
base nessa plataforma projetou o aplicativo que usa os dados em tempo real do
motor – como rotações por minuto, posição do pedal do acelerador e velocidade do
veículo – para calcular o ponto ideal de troca de marcha. Os dados são
transmitidos para um tablet por conexão Bluetooth, usando o adaptador OpenXC.
Nelson começou o projeto modificando um modelo digital da manopla do câmbio do
Ford Focus ST. Ele aumentou o seu tamanho para acomodar os circuitos
eletrônicos e produziu a peça em uma impressora 3D. Depois, instalou um
controlador Arduino com entrada mini-USB, uma tela de LED, LEDs coloridos e o
motor vibrador do controle do Xbox 360 da Microsoft.
"Testei a manopla vibradora em vários veículos, como o Mustang e o Focus
ST", diz Nelson. "Para deixá-lo mais divertido, instalei uma
tela de LED que informa a marcha em uso e luzes coloridas que brilham à noite."
Para usar o aplicativo em outros veículos basta ajustar a sua
calibração à curva de torque do motor. Monitorando a velocidade e o pedal do
acelerador, o sistema adapta a estratégia de controle ao estilo do motorista e
pode ser programado para oferecer melhor performance, conforto ou economia de
combustível.
A customização de carros esportivos, como o Mustang, mostra que há um futuro
promissor para desenvolvedores e calibradores usando o OpenXC.
"O OpenXC é uma grande plataforma para o desenvolvimento de aplicativos e
upgrades. O mesmo conceito também pode ser aplicado em transmissões automáticas
com trocas no volante e direção elétrica", diz Nelson.
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Tassia Rodrigues
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