quarta-feira, janeiro 08, 2014

Atualizar computador e aparelhos móveis é vital para evitar roubo de dados

PlanetaCelular tecnologia e mobilidade

Un computador con software privativo
Un computador con software privativo (Photo credit: nischg)

Atualizar computador e aparelhos móveis é vital para evitar roubo de dados

Especialistas em segurança digital alertam: sistema operacional e programas devem ser os mais recentes, para evitar serem usados como porta de entrada de códigos maliciosos


Muita gente faz suas promessas para o ano novo, mas esquece de incluir nesta lista o desejo de fugir de problemas com os criminosos cibernéticos. Talvez porque, para as pessoas, há outras coisas mais importantes. No entanto, especialistas em segurança digital alertam: adicionar uma limpeza do computador e aparelhos móveis, com uma rigorosa atualização do sistema operacional e programas usados é altamente recomendada. Sim, porque estima-se que mais da metade dos computadores rodam com sistemas antigos, nem com a atualização de segurança necessária para evitar ser atacado por um cavalo de troia, criado para roubar dados pessoais, bancários e de cartões de créditos.
Especialistas em segurança digital alertam para o fato das pessoas não levarem muito a sério este problema. Seja porque confiam demais nos sistemas pagos que usam, seja porque nunca tiveram problemas com roubo de dados. “O medo pode aparecer somente quando sofre um ataque”, comenta Eduardo Lopes, diretor das Nodes Tecnologia, distribuidora das soluções antivírus da Avira e outros programas de segurança como o Safetica (prevenção contra a perda de dados), o WinShare (para compartilhar a Internet com controle), e o SEP Software (para backup, restore, disaster recovery). Segundo o executivo, os usuários de computador – exceto os mais experientes – não possuem os conhecimentos necessário sobre informática que possam deixá-los alertas e bem preparados. “Geralmente confiam demais nos programas que utilizam e acreditam que com eles nada de ruim vai acontecer”.
Emanoel Rogério de Souza, diretor da FisrtSecurity, que distribui as suítes de segurança da G Data, destaca que o conjunto dos usuários de computador e aparelhos móveis é formado por uma maioria de pessoas sem muito conhecimento sobre informática. “Se os novos computadores e notebooks saem de fábrica com um software de antivírus instalado, o mesmo não acontece com os smartphones e tablets. Para estes é necessário baixar um app de segurança assim que conecta à Internet pela primeira vez. Mas, isso nunca acontece. A aquisição de um app de segurança só é feito depois de muito tempo, quando ele lê alguma notícia relacionada ao assunto ou tem algum amigo que faz uso deste tipo de aplicação ou teve problemas com ataques contra seu aparelho. Além disso, os programas antivírus pré instalados têm validade por alguns meses e é necessário fazer nova assinatura, fato que nem sempre acontece”.

Para o especialista Marco Rodrigues, da Štíty Tecnologia, uma das distribuidoras das soluções AVAST no Brasil, as recomendações vale para todos os usuários e podem contribuir para reduzir o número de equipamentos infectados por malware e suas variantes. “Também vale as dicas de sempre: nunca confiar em qualquer mensagem de e-mail recebido de pessoas não conhecidas, não abrir arquivos anexados com vídeos ou fotos de catástrofes, acidentes envolvendo famosos. Boletos de pagamentos, faturas, notas fiscais eletrônicas sem verificar com as empresas a sua validade, entre outros procedimentos. Além disso, é necessário também manter o software antivírus sempre atualizado. Da mesma maneira que se exige dos demais programas e sistemas operacionais”, conclui.

Planeta Celular telefonia celular, tecnologia e mobilidade.
Enhanced by Zemanta


Share/Bookmark

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Printable Coupons