quarta-feira, março 26, 2014

Serviço de pagamento seguro pela Web é alvo dos criminosos cibernéticos

PlanetaCelular tecnologia e mobilidade

Serviço de pagamento seguro pela Web é alvo dos criminosos cibernéticos
Mensagem falsa de e-mail insinua que a conta do usuário no serviço possa estar sendo utilizada em fraude. E pede para conferir os dados: isca fatal

Em mais uma tentativa de roubar dados bancários dos internautas, os cyber criminosos criaram um e-mail falso se utilizando do nome de serviço brasileiro de pagamento seguro pela Web, enviado em massa com a informação de possível utilização em frauda da conta.

Com o título “Atencao Uma Compra foi Realizado em seu Nome, Pedimos que Verifique os Detalhes para que Possamos Tomar Providencias”, - assim mesmo, com todos os erros! - os criminosos tentam dar a impressão que estão sendo sinceros em querer alertar o Internauta. Na verdade, trata de “lobo travestido de cordeiro”, como se fiz quando este tipo de coisa acontece.

O internauta desatento e preocupado com a possibilidade de ter sido vítima de algum golpe, pode entrar em outro sem querer ao acreditar neste tipo de mensagem e clicar nos links recebidos no e-mail. O mais preocupante é que o e-mail diz que foi detectada uma possível fraude com os dados do internauta e que estão enviando um documento (link criminoso) com todos os dados da compra para a vítima verificar a tal fraude.


A criatividade dos cyber criminosos se superam a cada dia, o e-mail parece ser realmente do serviço de pagamento seguro brasileiro, mas alguns detalhes podem denunciar a fraude:


- O nome do usuário não aparece no e-mail, apenas um “Olá”, cumprimentando a possível vítima. Ora, o fornecedor do serviço não sabe teu nome?;

 - Todos os links contidos no e- mail redirecionam para um endereço que não conferem com o serviço de pagamento seguro brasileiro. É melhor apagar a mensagem imediatamente.

Mas, se o usuário ainda tiver dúvida, um procedimento simples ajuda: para verificar se o endereço do link contido no e-mail é real, basta colocar o mouse (sem clicar) em cima do link, no canto inferior da página de e-mail aparecerá o verdadeiro endereço eletrônico o qual será redirecionado. 


- No verdadeiro endereço eletrônico do link aparece um endereço de um serviço de documentos online gratuito e com a extensão .rar, Isto significa que o link é um arquivo compactado e com um código malicioso executável que irá rodar ao ser descompactado.


Se ainda assim tiver dúvidas, nunca clique nos links. O melhor é ligar para o provedor de serviços ou acessar sua conta no serviço, entrando no site diretamente pelo navegador, e ver se existe alguma ordem de compra registrada. “São nestes pequenos detalhes que o internauta deve se atentar antes de sair clicando em qualquer link”, orienta Marco Rodrigues, da Štíty Tecnologia, distribuidora das soluções AVAST no Brasil.


“O internauta preocupado com sua reputação financeira e possíveis problemas que poderá ter com uma compra indevida e gastos que terá que arcar de uma compra que não realizou, pode acabar descompactando o arquivo para obter informações da fraude. É neste momento que ele passa a ser uma verdadeira vítima de um golpe”, acrescenta o executivo.


Para não cair neste tipo de golpe, o executivo sugere que o usuário mantenha seus sistemas de computador e antivírus sempre atualizados. O mercado oferece ótimas opções, de baixo custo e com alto desempenho. Este é um investimento barato que pode evitar muitas dores de cabeça”, aconselha.



Mais informações:
http://www.stity.com.br
_________________________
Planeta Celular telefonia celular, tecnologia e mobilidade.

Share/Bookmark

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Printable Coupons