terça-feira, junho 12, 2007

Médicos dos Jogos atentos para esportes com maior risco de lesões

PlanetaCelular tecnologia e mobilidade

O pentatlo moderno e o hipismo terão uma atenção especial da equipe médica do Comitê Organizador dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007. Os dois estão entre os esportes com o maior risco de lesões, de acordo com uma pesquisa elaborada pela equipe de atendimento da Golden Cross, empresa responsável pela assistência médica de todas as delegações participantes do RIO 2007 e do público que estará presente nos locais das competições.
Após uma detalhada pesquisa, que usou como base um estudo internacional geral por esportes, foi elaborado um ranking que atribuiu o índice de lesões e riscos médicos específico a cada uma das modalidades que serão disputadas nos Jogos. A partir daí, a equipe médica do Comitê Organizador dos Jogos estabeleceu qual estrutura médica oferecerá a cada uma das modalidades.

“Pontuamos 12 fatores de risco de lesões, tais como competitividade, contato físico, velocidade, idade, entre outros. O estudo direcionado serviu para nos orientar com as instalações dos centros médicos e atendimento apropriado a cada modalidade esportiva. Como resultado, trouxemos para os Jogos uma publicação única no mundo deste nível de esportes profissionais”, explica o Dr. Sidney Gondelzon, coordenador da equipe da Golden Cross.

No topo dos esportes com o maior risco de lesões encontra-se o pentatlo moderno. A modalidade exige que o atleta consiga alto rendimento em cinco esportes: natação, tiro, esgrima, hipismo e atletismo (cross-country), o que justifica a preocupação da comissão médica dos Jogos.

“Consideramos o hipismo como a modalidade com o maior risco de lesões, visto que exige que o cavaleiro seja muito leve e com pouca força muscular. O impacto do cavalo com o solo e do atleta com o animal costuma causar as lesões mais comuns”, explica o Dr. Goldenzon.
Na escala preparada pelo médico, as modalidades com menor classificação de risco são cinco: boliche, canoagem, trampolim acrobático, remo e iatismo.

Melhor estrutura médica

Os mais de 5 mil atletas de 42 países que disputarem os XV Jogos Pan-americanos Rio 2007, de 13 a 29 de julho, e necessitarem de exames médicos mais apurados terão à disposição atendimento e equipamentos médicos de última geração. A confirmação vem do chefe da equipe médica do Comitê Organizador dos Jogos, Dr. João Granjeiro.

“Estamos seguindo a risca toda a determinação do Comitê Olímpico Internacional e da ODEPA. Fizemos parcerias com as melhores instituições médicas, hospitais de referência nacional, além de contar com o apoio do corpo de bombeiros e das secretarias municipal e estadual de saúde”, explica o coordenador do CO-RIO.

Para atender a demanda serão construídos centros de atendimento de emergências em todas as áreas de competição, que abrigarão cerca de 1.500 profissionais, entre médicos, paramédicos e enfermeiros. Antes mesmo de o evento começar em 13 de julho, os competidores terão acesso a uma Policlínica dentro da Vila Pan-americana, com medicamentos, fisioterapeutas e ambulâncias 24 horas.

“Depois do dia 28 de junho, os atletas e as comissões médicas das delegações já poderão utilizar a Policlínica, que estará em pleno funcionamento. A partir do dia 3 de julho, quando a maioria dos competidores começa a chegar, os locais oficiais de treinamento também estarão equipados com ambulâncias”, diz Sidney Goldenzon.

Um dia antes da abertura dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007, toda a estrutura estará funcionando a pleno vapor. Serão 200 ambulâncias, 100 postos de atendimento médico, com 60 ambulâncias equipadas com UTI. Entre os equipamentos que ficarão à disposição dos atletas está um aparelho de ressonância magnética inédito no Brasil, capaz de identificar as lesões mais precoces em cartilagens.

“Teremos uma equipe formada por seis técnicos e sete radiologistas que vão operar os aparelhos e fazer o diagnóstico de exames de raio-X e ultra-som dentro da Vila do Pan”, afirma o radiologista Rômulo Côrtes Domingues, diretor da clínica CDPI, escolhido para coordenar todos os exames de diagnóstico por imagem realizados em atletas durante o evento.


Share/Bookmark

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Printable Coupons