terça-feira, junho 12, 2007

México tenta superar no RIO 2007 o quinto lugar obtido em 2003, em Santo Domingo

PlanetaCelular tecnologia e mobilidade

A meta do México nos XV Jogos Pan-americanos RIO 2007 não é das mais fáceis: superar a quinta posição da edição anterior, em Santo Domingo. Na ocasião, os mexicanos conquistaram 20 medalhas de ouro, nove atrás de Brasil e Canadá. Com as duas primeiras posições historicamente ficam com Estados Unidos e Cuba, o “bronze” do RIO 2007 tem como favoritos canadenses e brasileiros, que pelas estatísticas são os países que vêm logo após no quado de medalhas.

Para ficar à frente do Canadá ou do Brasil, a delegação mexicana virá para o RIO 2007 com cerca de 450 atletas. Os destaques da equipe vêm da canoagem, com o campeão mundial José Everardo Cristóbal, e do atletismo, com a bicampeã dos Jogos nos 400m, Ana Guevara.

As duas ginásticas também trazem campeãs mundiais. Na artística, Elsa Garcia; e na rítmica, Cynthia Valdez. Os mexicanos apostam ainda em medalhas nos times masculino e feminino do futebol. As maiores forças estão no taekowndo, com as campeãs mundiais Edna Díaz e María Espinoza e os irmãos medalhistas olímpicos Oscar e Iridia Salazar.

Presente em todas as edições dos Jogos, o México tem o sexto melhor desempenho no quadro geral de medalhas. A melhor participação foi em 1955, quando o país foi anfitrião e terminou em terceiro lugar, com 17 medalhas de ouro. Nos Jogos de Mar del Plata 1995, o país conquistou o maior número de pódios, com 23 medalhas de ouros, 20 de prata e 37 de bronze.


Share/Bookmark

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Printable Coupons