terça-feira, junho 12, 2007

Presidente Lula acende a Tocha Pan-americana Rio 2007 em Brasília

PlanetaCelular tecnologia e mobilidade

A Chama Pan-americana já percorre as ruas da capital do Brasil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acendeu a Tocha do RIO 2007 no início da tarde desta segunda-feira, dia 10, no Palácio do Planalto, em Brasília. Lula entregou o símbolo dos Jogos a Gustavo Borges, recordista brasileiro em número de medalhas em Jogos Pan-americanos, e a Sandra Pires, campeã olímpica em Atlanta-96 no vôlei de praia.
Os dois esportistas deram início ao Revezamento na capital federal descendo a rampa do Palácio, coberta com uma lona simulando uma pista de atletismo.

Lula destacou os frutos que os XV Jogos Pan-americanos Rio 2007 deixam para o Brasil.
"Hoje estamos quebrando barreiras, unindo nações através do esporte. A Tocha aproxima a população brasileira dos Jogos. A Tocha e os Jogos pertencem a todos os brasileiros. Os Jogos deixam um legado material, que são instalações esportivas de nível olímpico, e um legado imaterial, que é a maior inclusão social através do esporte. O Brasil terá mostrado ao mundo que tem capacidade de sediar eventos internacionais, como os Jogos Olímpicos de 2016. E o Pan nos credenciou mais para isso".
A Chama chegou à cidade pela manhã. O presidente do Comitê Organizador do RIO 2007 e do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, entregou a lanterna contendo um dos símbolos dos Jogos ao vice-governador do Distrito Federal, Paulo Octávio. O fogo foi levado em carro aberto para o Palácio do Planalto.

Durante a cerimônia no Planalto, Nuzman também ressaltou a importância dos Jogos para o país.
"Os Jogos marcam uma nova Era no esporte brasileiro e, além dos atletas, a população brasileira também sai ganhando. A Chama tem percorrido o solo da pátria e o calor humano nos emociona. O esporte é o maior e o melhor elemento de união entre raças e povos".

O trajeto de 32 quilômetros da Chama Pan-americana por Brasília inclui alguns dos principais pontos da capital, como a Esplanada dos Ministérios, a Catedral Metropolitana, a Praça dos Três Poderes, Avenida das Nações e o Memorial JK.
O Revezamento da Tocha Pan-americana Rio 2007, que começou na última terça-feira, dia 5, em Santa Cruz Cabrália (BA), já passou por Goiânia (GO), Ouro Preto (MG), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Salvador (BA), Canindé de São Francisco e Aracaju (SE).

Depois de Brasília, a Chama Pan-americana segue nesta terça-feira, dia 12, para Recife (Pernambuco). A Tocha vai passar por um total de 52 localidades, que vão representar os 42 países das Américas que participam dos Jogos.


Share/Bookmark

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Printable Coupons