terça-feira, junho 12, 2007

Duelo Brasil x Argentina é atração do torneio masculino de futebol

PlanetaCelular tecnologia e mobilidade

Esporte número 1 de muitos países que vão participar dos XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007, o futebol dá o pontapé inicial do evento, antes mesmo da Cerimônia de Abertura, de olho em uma das maiores rivalidades da modalidade. Argentina e Brasil, nesta ordem, são os maiores ganhadores de medalhas de ouro no torneio masculino. O placar é de 6 a 4 para os argentinos, atuais campeões. E a competição reunirá mais uma vez diversas promessas de craques, um tradição da modalidade nos Jogos.

Em Santo Domingo (República Dominicana), há quatro anos, brasileiros e argentinos decidiram no masculino (foto). Melhor para a Argentina, 1 a 0, gol do atacante Maxi Lopez, que jogou no River Plate e transferiu-se para o Barcelona (Espanha) posteriormente. Entre os artilheiros da competição de 2003, com quatro gols, estavam o argentino Cangele, ex-Boca Juniors, Vágner Love, convocado para defender a seleção principal do Brasil na Copa América 2007, e Dagoberto, estrela do São Paulo.

Os brasileiros, pentacampeões mundiais e atualmente em segundo lugar no ranking da FIFA, não vencem o futebol dos Jogos desde 1987. Naquele ano, em Indianápolis (EUA), com um time que contava com Dunga, Ricardo Gomes e outros jogadores que viriam a se destacar internacionalmente, o Brasil derrotou o Chile por 2 a 0 na prorrogação, após empate sem gols no tempo normal da decisão. Em 1963, na edição disputada em São Paulo, a seleção canarinho também ficou com o ouro, com um time que contava com Jairzinho e Carlos Alberto Torres, que integraram sete anos depois a mítica equipe campeã da Copa do Mundo de 1970.

A Argentina, bicampeã mundial e terceira no ranking da FIFA, foi campeã nas três primeiras edições dos Jogos Pan-americanos. Em 1951 (Buenos Aires) e em 1995 (Mar del Plata), os argentinos levaram o título em casa. Outro que chegou ao topo do pódio em solo nacional foi o México, em 1975 (Cidade do México). Curiosamente, naquele ano, houve dois medalhistas de ouro. Mexicanos e brasileiros empataram por 1 a 1 na final e o regulamento não previa o desempate por pênaltis. O México é o terceiro maior medalhista de ouro, com três conquistas. Uruguai e Estados Unidos têm uma cada.

No feminino, o futebol passou a ser disputado nos Jogos Pan-americanos em 1999, em Winnipeg (Canadá). Os Estados Unidos venceram o México na final por 1 a 0 e alcançaram o alto do pódio. Em 2003, foi a vez de as meninas do Brasil ficarem em primeiro lugar. O Canadá terminou com a prata, após sofrer um gol de ouro na prorrogação e acabar derrotado por 2 a 1.
Brasil e Estados Unidos foram à decisão dos últimos Jogos Olímpicos, em Atenas, e as americanas levaram a melhor. Além disso, ganharam duas vezes o Mundial e ficaram em terceiro lugar na última Copa do Mundo. O Brasil deverá contar no torneio com Marta, apontada pela FIFA como a melhor jogadora do mundo em 2006.
No torneio masculino do RIO 2007, serão aceitas inscrições de jogadores com até 20 anos, com exceção de três atletas de idade superior. As seis equipes sul-americanas classificadas, porém, vão seguir a recomendação da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e serão representadas por equipes sub-17. As outras seis, da Concacaf (Confederação de Futebol da América Central e Caribe), entrarão em campo com atletas de até 20 anos. Na competição feminina, não há limite de idade.

Na disputa entre mulheres, serão dois grupos de cinco seleções. As duas melhores de cada chave se cruzam nas semifinais. Os vencedores disputam o ouro. Os perdedores, o bronze. No masculino, são três grupos de quatro equipes. Os campeões dos grupos e o melhor segundo colocado fazem as semifinas. A disputa promete ser quente a partir do dia 11 de julho, dois dias antes da abertura oficial do Pan 2007, nos gramados do Maracanã, João Havelange, CFZ e Miécimo da Silva.

Seleções

Futebol masculino
Brasil, Colômbia, Argentina, Venezuela, Equador, Estados Unidos, Jamaica, México, Costa Rica, Haiti e Honduras

Futebol feminino
Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Estados Unidos, Jamaica, Panamá, México e Canadá


Share/Bookmark

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Printable Coupons