sexta-feira, julho 20, 2007

Brasileiros ganham quatro medalhas no segundo dia do judô no RIO 2007

PlanetaCelular tecnologia e mobilidade


RIO DE JANEIRO, 20 de julho – O Brasil conseguiu medalhas em todas as quatro categorias do judô disputadas nesta sexta-feira, dia 20, no Pavilhão 4A do Complexo Esportivo do Riocentro. No segundo dia do esporte no RIO 2007, a equipe do país-sede obteve duas medalhas de ouro, uma de prata e outra de bronze.

Vice-campeão olímpico em Sydney 2000, o brasileiro Tiago Camilo ganhou na categoria até 90kg. Camilo derrubou o cubano Jorge Benavides com um ippon (golpe perfeito, que encerra a luta) com apenas 31 segundos de combate. O venezuelano Jose Camacho e o americano Rick Hawn conquistaram as medalhas de bronze.

Tiago Camilo agradeceu à torcida pelo incentivo. “O dia e a torcida foram mágicos. Eu me arrepiava toda vez que ela cantava 'sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor'”. Normalmente contido mesmo após as vitórias, o paulista Camilo foi diferente nesta quinta-feira. “De luta em luta as emoções foram se acumulando”, revelou o campeão.

Na categoria feminina até 78kg, a brasileira Edinanci Silva superou a cubana Yurisel Laborde. A brasileira conseguiu imobilizar a adversária e conquistar o ouro. O terceiro lugar foi divido pela canadense Marylise Lévesque e pela argentina Lorena Briceño.

A campeã pan-americana fez questão de dedicar o título às famílias das vítimas do acidente aéreo ocorrido nesta semana em São Paulo. Sobre sua adversária na final, Edinanci lembrou: "Já lutamos antes e ela me ganhou. Mas, desta vez, consegui me destacar e sair com o ouro no final", declarou.

A judoca não esqueceu sua cidade natal. Natural de Souza, na Paraíba, a bicampeã pan-americana se diz orgulhosa com suas raízes. “Sou uma das emergentes de um região onde há poucos atletas, mas agora está surgindo uma nova geração. Tenho orgulho de representar minhas origens. Sei que algumas pessoas se espelham em mim não só no esporte, mas também no âmbito profissional”, contou Edinanci, que havia perdido três das quatro lutas anteriores contra a cubana Yurisel Laborde, atual campeã mundial, derrotada pela brasileira nesta quinta-feira, na final.

Na final da categoria até 70kg, a americana Ronda Rousey derrotou a brasileira Mayra Silva por ippon. Mayra ficou com a prata. As medalhas de bronze na categoria foram para a canadense Catherine Roberge e para a colombiana Yuri Alvear.

Cuba também conquistou um ouro no judô nesta sexta-feira. Na final da categoria até 100kg masculina, Oreidis Despaigne venceu o canadense Keith Morgan em luta bastante equilibrada. O brasileiro Luciano Correa e o dominicano Teofilo Diek ficaram com as medalhas de bronze.

Fonte: http://www.rio2007.org.br/


Share/Bookmark

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Printable Coupons